Morena FM completa 30 bons anos

A rádio Morena FM, de Itabuna, completa 30 anos nesta quarta-feira, 6. Ela foi a primeira emissora da América Latina a só usar músicas e comerciais digitais, dois anos antes de qualquer outra, em 1991. Também foi pioneira no uso da internet.

A Morena FM foi a primeira emissora do país a transmitir 24 horas online, em 1998. Antes disso já fazia fama por ser a primeira 24 horas no ar totalmente ao vivo (1987) e pelas inovações que hoje são usadas em muitas rádios, como a notícia de hora em hora e os programetes.

Logo que foi inaugurada, em 6 de dezembro de 1987, a Morena FM introduziu gêneros musicais que não eram tocados no sul da Bahia, como rock, blues, jazz instrumental, world music, salsa e clássico. Também incluiu na programação muita MPB, gênero limitado - nas outras rádios - a temas de novela.

Ao longo desses 30 anos, a Morena FM desenvolveu um projeto de valorização do artista grapiuna (sulbaiano) que abriu portas e deu divulgação para centenas de novos e velhos talentos, culminando na produção de 6 CDs só com artistas da região.

Uma das primeiras a ter um website, a Morena FM foi convidada pela National Association of Broadcasters dos Estados Unidos para expor sua experiência no uso da internet para emissoras americanas, em 1999 e 2000.

Formadora de locutores, muitos que passaram pela rádio estão hoje nas capitais. "No balanço, tenho muito orgulho do que nossa equipe realizou nestes 30 anos, muito orgulho mesmo," resume Marcel Leal, presidente da Morena FM.

A história da emissora está sendo contada semanalmente no jornal A Região, na coluna "Morena de 30".

23:17  |  


Gostou? Repasse...