HRCC terá um mutirão de cirurgias

As primeiras cirurgias que serão realizada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, a partir do dia 17, serão histerectomia, que consiste na remoção de parte ou da totalidade do útero; hérnia umbilical, feito através de uma pequena incisão, cujo tecido é retornado para a cavidade abdominal e a abertura é costurada.

Também serão feitas cirurgias de vesícula biliar, que remove “pedras” (cálculos) responsáveis por inflamações agudas, fortes dores e até infecções abdominais. As intervenções fazem parte da última etapa do Mutirão de Cirurgias de 2017.

Elas serão antecedidas de consultas pré-operatórias que acontecerão na avenida Soares Lopes, ao lado da Igreja da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, nos dias 12 a 14.

Para ser atendido, é preciso procurar a Secretaria de Saúde da cidade para cadastro na Lista Única do Governo do Estado. A idade para atendimento no Mutirão é de 14 a 65 anos e pessoas que possuem mais de um fator de risco são encaminhadas para cirurgia em outras unidades.

Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para o exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais.

O Hospital Costa do Cacau será inaugurado no dia 15. Com mais de 230 leitos, a unidade atenderá as demandas da região cacaueira em urgência e emergência. Além disso, serão realizadas cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo cardíaca, neurológica e ortopédica.

O HRCC substitui o atual Regional, que será transformado em materno-infantil.

0:38  |  


Gostou? Repasse...