Mar destrói no litoral de Belmonte
O mar continua furioso em Belmonte, como há duas semanas. Na madrugada desta terça-feira, com a subida da maré, as ondas derrubaram um poste e várias árvores, aumentando a erosão costeira. Desde setembro a zona litorânea da cidade sofre danos.
Nesta madrugada, o nível do mar subiu e invadiu uma das praças. Algumas casas foram atingidas pela água, mas ninguém ficou desabrigado, segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Belmonte, que colocou máquinas para retirar a areia e proteger o local.
Uma barreira com sacos de areia, instalada pela secretaria no mês passado, foi destruída pelo mar, que avançou em uma nova parte do litoral. Uma das avenidas que sofreram com os efeitos da erosão ficou ainda mais afetada depois da subida da maré.
Há mais de um ano Belmonte tem sofrido com a erosão provocada pelo mar, que avança sobre a cidade derrubando postes, árvores e o que estiver pela frente. A situação é ainda pior se aumenta o volume de chuvas e vento, ou se o mal tempo persiste por muitos dias.
Em setembro, o Governo do Estado reconheceu a situação de emergência do município. A maior preocupação da Prefeitura e de empresários é que a destruição de áreas litorâneas afasta os turistas e banhistas. causando prejuízos.
A força da maré é tanta que várias cabanas e árvores já foram derrubadas. A areia, inclusive, já tomou conta de um dos principais pontos turísticos da cidade, a Praça do Mar Moreno.