Campanha da Renault foi ofensiva

No fim da noite de domingo (27), a Renault Brasil retirou do ar sua campanha publicitária com slogan “Viajar Quebra Preconceitos”, na qual reproduziu e difundiu estereótipos.

A suspensão da campanha ocorreu após uma enxurrada de críticas ao nível de mediocridade do vídeo intitulado “Nordestinos São Preguiçosos”, cujo enredo da exposição da visão preconceituosa não foi desconstruído.

A campanha lançada na última semana também tinha outros vídeos com histórias curtas intituladas “Baianos São Lentos”, “Cariocas São Malandros" etc.

Mas a reação mais intensa que fez a Renault retirar a campanha do ar foi contra o vídeo que atribui o falso comportamento preguiçoso aos nordestinos, que têm contribuição significativa para o desenvolvimento do Brasil.

No vídeo de transmissão "ao vivo" simulada nas redes sociais, um ator que interpreta um viajante reclama porque queria tomar café e o comércio estava fechado, às 10h da manhã, em alguma cidade do Nordeste.

E, depois de dizer que sabia que "nordestino não gosta de trabalhar”, o rapaz acaba convencido de que está enganado, quando informado de que aquele dia era um domingo.

Em seu perfil do Twitter, o vídeo foi bombardeado por críticas de que a campanha só reforçou estereótipos. Lá mesmo, a Renault se pronunciou sobre o caso, querendo explicar a proposta.

“Mostrar como esses clichês são errados faz parte da ideia da Campanha Renografias. Afinal todos merecemos respeito, né?”, tentou justificar.

Mas teve o argumento destruído, quando a internauta Karoline Vital, de Ilhéus, retrucou: “O preconceito não foi desconstruído. A justificativa foi o domingo, e não o povo que trabalha, sim, e muito! Propaganda medíocre!”

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