Rio de Engenho retoma tradição

A quarta-feira foi o dia da padroeira Senhora de Sant'Ana mas, para os moradores do distrito do Rio do Engenho, em Ilhéus, os festejos alusivos à data acontecem neste domingo.

A programação é extensa, com destaque para o retorno da procissão fluvial, que há mais de 30 anos não acontecia. A comitiva embarcará na Colônia Z-19, na baía do Pontal, às 7h30.

O intuito da festa é resgatar os valores históricos e religiosos, convocando os féis a oferecer louvor, adoração e cânticos na presença da imagem da santa.

A comemoração de Nossa Senhora de Sant'Ana é uma das manifestações mais antigas da igreja católica em Ilhéus. Além da procissão fluvial, as pessoas podem ir por terra até a capela de Nossa Senhora de Sant'Ana.

Haverá uma missa solene, às 9 horas. Depois, a procissão terrestre seguirá pelas ruas da comunidade e, às 11 horas, os fiéis receberão a benção final.

Segundo João Cezar Santos de Andrade, um dos organizadores, a festa é mais do que o resgate das tradições. "É o apoio às ações voltadas à utilização dos bens culturais através de roteiros turísticos e culturais em nosso município".

23:14  |  


Gostou? Repasse...