APAE de Itabuna pode ser fechada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabuna (APAE) corre o risco de fechar as portas e deixar pelo menos 400 crianças sem atendimento psicológico, fisioterápico e educacional.

A entidade acumula dívidas, entre outras com FGTS e Previdência Social, de mais de R$ 250 mil há 20 anos. Sem certidões negativas, não pode receber verbas da União, repassadas através da Prefeitura.

Desde janeiro 11 funcionários da APAE estão com salários atrasados, sem previsão de recebimento; falta comida e materiais para as crianças. A instituição tem retidos na Prefeitura de Itabuna quatro pagamentos.

Elas somam R$ 28 mil e são relativos às parcelas mensais restantes de verbas do Governo federal do semestre. A direção da APAE tentou reescalonar as dívidas com FGTS e Previdência, mas não suportava as parcelas.

Agora, a instituição tenta o novo Refinanciamento de Dívidas (Refis) do Governo federal. Contudo, esbarra novamente na falta de recursos. A situação financeira é igual em outras instituições de Itabuna.

Exsitem 14 delas com atraso nos repasses, principalmente pelas alterações trazidas pelo Marco Regulatório do Terceiro Setor.

23:29  |  


Gostou? Repasse...