Vereador critica liberação de aero
O Aeroporto de Comandatuba, em Una, sul da Bahia, após inspeção realizada no início da semana passada, foi liberado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para receber voos regulares, além de aviões executivos.
O jornal A Região mostrou que a liberação faz parte de um longo plano para rebaixar o aeroporto de Ilhéus e os prejuízos que a cidade terá com a operação de Comandatuba recebendo aviões maiores.
A matéria repercutiu no sul da Bahia e, nesta terça, o assunto foi discutido na Câmara de Ilhéus, Segundo o vereador Paulo Carqueija, Ilhéus e região serão diretamente afetadas por essa mudança.
Na sessão do dia 13, Carqueija alertou a população e os vereadores sobre a dimensão do problema. “Primeiro, proibiram o pouso com chuva no Aeroporto Jorge Amado, depois reduziram a pista em aproximadamente 300m".
"Proibiram também o AirBus 320 de pousar na pista de Ilhéus", continuou, repetindo a matéria de A Região. "Essas limitações e proibições podem ter outros interesses por trás. Ilhéus, Itabuna, Itacaré... Só temos a perder".
"Esse é um assunto que esta casa vai ter que se atentar ou podemos chegar ao ponto de perdermos o aeroporto de Ilhéus”, disse o parlamentar. O vereador Makrisi concordou com Paulo Carqueija e complementou.
“A nossa pista ainda tem 100m a mais do que a Santos Dummont no Rio de Janeiro, então não justifica que haja tantas proibições. Perder o Aeroporto Jorge Amado é perder força política,” afirmou o edil.