Artistas querem São João de volta

Depois de muito tempo de apatia, parece que os artistas resolveram se unir contra a transformação do São João, principal festa tradicional da Bahia e do Nordeste, em "sertanejão".

Os artistas estão mobilizados em uma campanha para garantir o respeito às tradições juninas do nordeste, cuajs fdestas vêm sendo invadidas por atrações sertanejas e até de arocha e axé.

Grandes nomes do forró, como Alcymar Monteiro, Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro, Targino Gondim e Joquinha Gonzaga vêm postando fotos com a hashtag #DevolvaMeuSãoJoão.

A campanha é elogiada pelo cantor e compositor cearense Santanna, o Cantador. “Eu fico contente de a nova geração dar prosseguimento nessa coisa tão fantástica que é a nossa identidade cultural".

"Às vezes me preocupa que o São João, nossa festa tão tradicional e secular, se transforme numa festa paulista dentro do mês de junho nosso. O empresário, que às vezes está por trás, a única coisa que ele se interessa é pelo vil metal".

Elba Ramalho, como fez em anos anteriores, também critica a "sertanejização" de uma festa que sempre manteve as tradições no Nordeste.

A sabotagem cultural conta com parte da culpa dos governos estaduais, que contratam sertanejos para encaixar, como patrocínio, nas festas juninas. O da Bahia, por exemplo, vai mandar Luan Santana e Saulo para várias cidades.

23:01  |  


Gostou? Repasse...