Alunos aprendem o valor da terra

O valor da plantação, da colheita, da lida com a terra e de comer produtos livres de agrotóxicos. Todas estas lições estão sendo passadas na horta do Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, em Ilhéus.

A iniciativa está envolvendo os estudantes em um projeto interdisciplinar, dentro do Programa de Educação em Tempo Integral (ProEi), da Secretaria da Educação do Estado.

No momento, os alunos estão na fase do plantio de hortaliças e legumes. “É muito bacana participar do projeto da horta e tem sido muito bom cuidar do plantio, regar as hortaliças," diz o estudante Cleyton Silva, 18 anos.

A colega Josiely de Jesus Andrade, 15 anos, também fala com entusiasmo sobre a experiência. “Estou achando muito legal, porque venho aprendendo muitas coisas diferentes do que vemos em sala de aula".

"Ao mesmo tempo, levo um pouco do que aprendo diariamente com a minha mãe, que cultiva várias hortas em casa. Ela me ensinou a fazer adubo orgânico através da compostagem”.

O professor articulador do ProEi na região, Astor Vieira Jr., ressalta que o projeto da horta é uma ação que visa criar valores pedagógicos para que o estudante compreenda que o conhecimento se adquire de maneira integral.

"A horta nasceu com o objetivo de ocupar uma área ociosa do colégio, o deixando atrativo para a comunidade escolar. Esperamos que os alunos repliquem esta ação em suas casas para que possam ter uma alimentação saudável".

0:34  |  


Gostou? Repasse...