ONG debate o tropeirismo na Bahia

A ONG Carreiro de Tropa (Catrop) promove, nos dias 17 e 18, a 4ª Roda de Conversa sobre Tropeirismo. Com o tema “Tropeirismo: Museu, Memória e Patrimônio”, a atividade terá como sede a Casa Memorial Régis Pacheco.

A instituição fica em Vitória da Conquista e o Cetrop celebra 10 anos de fundação. Ela é dedicada à preservação e valorização do tropeirismo e do patrimônio cultural regional.

A ocasião também servirá para celebrar o reconhecimento da entidade como Ponto de Memória do Tropeirismo, outorgado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pela Organização dos Estados Ibero–americanos (OEI).

No primeiro dia, às 18 horas, serão abertas as exposições “J. Murilo – eu sou um tropeiro das artes” e “Humanas idades do sertão”. Em seguida, será proferida a conferência “Museu, Museologia e Convergências”.

O palestrante será o professor José Cláudio Alves de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia. Em seguida haverá debate e comentários com os professores José Luís Caetano da Silva (UESB) e Valquíria Fernandes.

A noite será encerrada com a apresentação musical do Movimento Violão Clássico, integrado pelos concertistas Paulo Francisco e Rômulo Aurélio e pelos professores Carlos Porto e Geslaney Brito.

0:25  |  


Gostou? Repasse...