Itabuna anuncia cortes na Educação
Ao mesmo tempo em que promove festa de carnaval, a prefeitura de Itabuna anunciou vários cortes na áreas de Educação, alegando que as despezas são muito acima do recebimento e o aumento do piso nacional dos professores.
Essa relação entre despeza e recebimento na Educação sempre foi assim, o que não impediu o prefeito anterior, Claudevane Leite, de investir bem mais do que o exigido por lei, durante toda a gestão.
O novo prefeito, Fernando Gomes, prefere cortar. Ele já anunciou que vai cortar de 15% no transporte escolar; reduzir o número de estagiários; reestruturar funções administrativas, "adequar" a gratificação de diretores e vice-diretores.
Também vai cortar a remuneração de atividades complementares para professores que atuam na unidocência, acabar com o contrato dos aposentados que ainda estão em atividade e tentar aposentar outros.
Itabuna tem 99 escolas em funcionamento, sendo 74 na área urbana e 25 na zona rural, com 1.308 professores efetivos. Ao mesmo tempo em que anunciar cortes, diz que quer aumentar o número de alunos e escolas.
Uma conta que não tem como fechar.