Hospital de Ilhéus tem superlotação
Uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina, com o médico fiscal Ildo Simões, constatou problemas no Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRI), em Ilhéus, na estrutura e nos plantonistas.
A urgência e emergência sofrem com a superlotação. Todo dia é possível ver dezenas de macas e pacientes espalhados pelos corredores por falta de leitos.
O diretor médico, Cláudio Moura Costa, disse ao site Agravo que o maior problema é conseguir manter um quadro de funcionários suficiente para dar conta dos plantões.
No dia da fiscalização, 14, só a UTI e a anestesia tinham plantonistas. A clínica e a ortopedia tinham falta de pessoal em um dia na semana; a pediatria e a cirurgia mais ainda.
A falta de pessoal pediátrico é mais procupante porque, depois da inauguração do Hospital da Costa do Cacau, o regional será exclusivo para atendimento materno-infantil.
O Ministério Público já intimou o Estado a pagar 250 mil reais por falta de plantonistas no Regional. Outro problema é a burocracia. Uma mesa de cirurgia espera reforma há dois anos.