Hemoba reforça coleta no verão
A coleta de sangue não oferece riscos à saúde. É feita com material descartável. Mesmo assim, os espaços vazios nas geladeiras do estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) não deixam dúvida.
É necessário aumentar o número de doadores. Em janeiro as doações caíram 12%. A queda acontece nesta época porque, no verão e Carnaval, as pessoas perdem noites de sono ou ingerem bebida alcoólica.
Com isso, deixam de atender aos pré-requisitos para ser doadoras. A diretora de Hemoterapia, Iraíldes Santana, explica que, para ser doador, o candidato precisa ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde.
Precisa pesar mais de 60 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos 6 horas antes de fazer a coleta do sangue.
“Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro meses”. Segundo Iraíldes, todos esses pré-requisitos são verificados antes da doação. “O procedimento é totalmente seguro".
"O candidato é avaliado previamente, em entrevista e com exame clínico. A cidade fica cheia nesta época, podendo fazer com que a demanda aumente, mas o maior problema é que, historicamente, o número de doações cai".
"Isso porque as pessoas geralmente participam de festas, bebem, perdem noites e deixam de estar aptas para doar. Então, é necessário reforçar o estoque com antecedência, com doações regulares”.