Gomes fecha tratamento em Itabuna

O Hospital de Base de Itabuna era o único da Bahia a fazer tratamento de varizes pelo SUS. Era, porque o serviço foi suspenso pelo novo prefeito, Fernando Gomes, alegando falta de verbas.

O entranho nisso tudo é que, até dezembro, o serviço era feito sem problemas e as verbas sempre foram suficientes para ele. O HBLem passou a oferecer o procedimento em setembro de 2016.

O tratamento dos pacientes com varizes pelo Sistema Único de Saúde era feito com escleroterapia, tipo embolização com espuma. O procedimento era coordenado por um especialista em angiologia.

Ele beneficiou, logo no primeiro mês, 60 pessoas. A novidade deste procedimento era que o paciente não precisava de internação. O procedimento era feito no ambulatório do próprio hospital e logo depois ele era liberado.

Para ser atendido, o paciente passava por uma consulta com o especialista, depois exames de ultra-sonografia com Doppler Colorido de vasos. O paciente tinha ainda três consultas subsequentes ao procedimento.

O médico Paulo Bicalho, que comandava a Saúde até dezembro, diz que o tratamento é mais rápido, o tempo de recuperação mais curto e menos dolorido, porque não há necessidade da remoção da veia.

Outra vantagem era que o procedimento exigia o mínimo de repouso, em media dois dias, e o paciente podia retomar as atividades normais logo depois de avaliação médica. Na cirurgia convencional o repouso chega a 15 dias, no hospital.

2:07  |  


Gostou? Repasse...