Escultura ?Sereia? retornou à praia
Após o restauro feito pelo próprio artista, o ilheense Goca Moreno, a escultura ‘Sereia’ retornou nesta terça, ao local de origem, a pedra da Praia do Marciano, no bairro Malhado, em Ilhéus.
A recolocação marca os preparativos para os festejos do 2 de fevereiro, dia de Yemanjá. A restauração é resultado de ação conjunta das secretarias municipais do Turismo (Setur) e de Serviços Urbanos (Sedur).
O local é tradicionalmente utilizado por adeptos do candomblé nas homenagens a Yemanjá. A tradicional festa ocorre em duas regiões. Na zona norte, onde fica a escultura, com o terreiro de Mãe Carmozina, a partir das 9 horas.
No outro lado, na Praia da Maramata, no Pontal, os festejos do terreiro de Mãe Laura começam a partir das 8 horas. Os eventos contam ainda com alvorada de fogos, cortejo terrestre, procissão marítima, samba de roda.
Se voce vai entregar presentes à Rainha do Mar, ajude a manter o território dela limpo. Evite sabonetes, bonecas, perfumes, pentes e itens de maquiagem. Esses objetos levam anos para se decompor na natureza.
Ofereça pétalas de flores, despeje o perfume em cima das outras oferendas, use só imagens de cera e coloque seus pedidos em papel crepom. No lugar do cesto de vime, use um barquinho de jornal ou papelão.