Carnaval gera empregos na capital

Motivo de festa para um milhão de pessoas por dia, o Carnaval de Salvador também é oportunidade para ganhar um dinheiro extra ou se inserir no mercado de trabalho, mesmo que apenas durante os dias de folia.

De acordo com a Prefeitura, a festa na capital deve atrair 800 mil turistas, que permanecem mais tempo na cidade e chegam mais cedo graças a iniciativas como o pré-Carnaval do Fuzuê e do Furdunço.

Esta movimentação deve gerar entre 210 e 250 mil empregos diretos e indiretos. A oportunidade é oferecida para pessoas de todos os níveis de escolaridade.

Em tempos de forte crise econômica, o carnaval deve ajudar a reduzir o número de 484 mil pessoas desempregadas em dezembro na região metropolitana de Salvador.

Na hotelaria, por exemplo, a previsão é de que o número de contratações temporárias permaneça o mesmo de anos anteriores, com 4 mil vagas extras para o período, mesmo com a crise.

Já o setor de bares e restaurantes é mais otimista. Com contratações iniciadas desde o início do Verão, a associação do setor estima que o número de vagas temporárias chegue a 18 mil.

No comércio informal, a Prefeitura deverá conceder 2,5 mil licenças para ambulantes com isopor e outras 500 para atividades diversas como food trucks, baianas de acarajé e barracas.

0:28  |  


Gostou? Repasse...