Só 7,3% sabem matemática no Médio
Apenas 7,3% dos estudantes do Brasil saem do ensino médio com o aprendizado adequado em matemática. O índice é ainda menor que o de 2013, quando era de 9,3%. Os dados são do movimento Todos Pela Educação.
O índice é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas. Somente 3,6% têm aprendizado adequado, o que significa que 96,4% dos alunos públicos não sabem nada da matéria.
O deputado Pedro Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, considera graves os resultados e defende uma ampla reforma na educação brasileira. "Realmente é uma situação calamitosa".
"O que a gente precisa é urgentemente fazer uma mudança radical para a educação. Eu destacaria a valorização do professor. O aumento do piso salarial, do piso nacional, é um direcionamento que todos nós devemos destacar."
Para o deputado, os problemas são de grandes dimensões. "O descaminho, a falta de capacidade de competir com o resto do mundo. E aí é só reformando que a gente vai conseguir sair dessa situação".
"Quando alguém fica contrário às reformas apresentadas é de causar muita estranheza. Porque parece que não se tem a exata dimensão do tamanho do nosso problema."
Pelos critérios do movimento Todos Pela Educação, o país cumpriu apenas a meta estipulada para o português no 5º ano do Fundamental. A meta para matemática no 3º ano era que 40,6%. De Brasília, Luana Patriolino