Prefeito quer revitalizar o Malhado
Inconformado com a situação de abandono da área do antigo porto de Ilhéus, no centro histórico, o prefeito Mário Alexandre quer revitalizar o local e enviou documento ao ministro dos Portos, Maurício Quintella.
Uma conversa será iniciada com a Codeba (Companhia Docas da Bahia), através do presidente Pedro Antônio Dantas Costa Cruz, para reivindicar que o restante da área portuária passe a ser gerenciado pelo município.
O objetivo é desenvolver projetos para o local, além prospectar investimentos visando sua revitalização. Desativado desde o início dos anos 70 a área do antigo porto, na Baía do Pontal, foi deteriorando até o abandono atual.
Vista de perto ou do bairro do Pontal, o local apresenta aspecto caótico à paisagem urbana de Ilhéus, além de servir para o acúmulo de lixo, esconderijo de meliantes e usuários de drogas, e de acumular água parada.
Não fossem algumas providências, a situação estaria pior. Há alguns anos, a Prefeitura de Ilhéus, após entendimentos com a Codeba, demoliu dois armazéns comprometidos, transformando a área em estacionamento para veículos.
Por sua vez, a instalação do Porto Pesqueiro, pela Bahiapesca, veio de encontro às expectativas dos ilheenses de revitalização da área, com o uso destinado às suas vocações.
Nesse contexto, o prefeito Mário Alexandre incumbiu a José Nazal, secretário de Planejamento, a missão de analisar e propor alternativas para que o espaço seja reintegrado à vida da cidade.