Porto de Ilhéus terá nova dragagem

O Porto de Ilhéus foi inserido no Plano Nacional de Dragagem (PND2), como confirmou nesta semana Domenico Accetta, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, do Ministério dos Transportes.

Ele visitou o porto e os diretores da Codeba, para já iniciar os estudos e projetos de engenharia para a dragagem de 12 metros de profundidade. Ele diz que o porto de Ilhéus é o que terá mais intervenções.

“A partir deste ano se iniciam os estudos, obtenção das licenças junto aos órgãos, até a formação do processo licitatório”. Domenico estima que o Porto de Ilhéus já deve iniciar as obras de dragagem em outubro de 2018.

10 portos públicos já estão em estudo desde dezembro, com conclusão prevista para daqui a um ano e meio. Domenico acredita que o PND resolverá os principais entraves dos portos públicos do país.

"Só pra termos uma ideia, o Porto de Santos tem assoreamento de 6 milhões de metros púbicos por ano e, se não for feita nenhuma intervenção, ficará restrito. O Plano permite que os portos atendam a navios de portes maiores".

“O Porto de Ilhéus, nos últimos 20 anos, só fez dragagens de manutenção e, atualmente, os navios estão entrando e saindo com dificuldade, porque o profundidade é em torno de 9 metros. É prioridade da Codeba essa dragagem".

O Porto de Ilhéus além de apresentar uma boa estrutura de atracação e operação portuária, tem uma posição estratégica para atendimento da demanda das regiões sul e oeste do estado, bem como norte de Minas Gerais.

Os investimentos promoverão a retomada nas exportações de minério de ferro e de trigo em grãos. “O porto possui condições para receber uma variedade de cargas apesar da sazonalidade ou da variação de demanda.

0:33  |  


Gostou? Repasse...