Não existe febre amarela na Bahia
A Secretaria de Saúde da Bahia só recomendou que 45 municípios vacinem a população contra a febre amarela, que se tornou um surto em Minas Gerais, que faz divisa com a Bahia, e São Paulo.
Segundo a Sesab, ainda não há nenhum caso de febre amarela na Bahia e a vacinação é preventiva. Não haverá uma campanha de imunização, porque não há necessidade.
As doses já estão disponíveis nos municípios indicados, todos do oeste da Bahia, como Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Sobradinho e Xique-Xique.
Foram registradas 38 mortes em Minas Gerais e duas no noroeste paulista (São José do Rio Preto e Ribeirão Preto). Outros 133 casos eram investigados pelo Ministério da Saúde até esta quinta.
O vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, apenas pela picada de mosquitos infectados.
A vacina contra febre amarela não é recomendada para pessoas com lúpus, câncer e HIV, com mais de 60 anos, grávidas ou pessoas que têm alergia a gelatina e ovo, ingredientes do produto.
A doença aparece de 3 a 6 dias após a infecção. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.
20% a 40% das pessoas com a versão mais grave da doença (15% dos infectados) podem morrer.