Municípios terão consórcio de saúde

Foi dado o primeiro passo para a formação de dois novos consórcios públicos para gerir serviços regionais de saúde na Bahia. Nesta terça (10), o governador Rui Costa se reuniu com prefeitos e representantes de 40 municípios.

Ele assinou protocolos de intenção para reforçar a saúde nas regiões de Valença e Santo Antônio de Jesus. A parceria deve beneficiar mais de um milhão de baianos e inclui a construção de duas policlínicas já autorizadas.

Também prevê centros de especialidades odontológicas e farmacêuticas. "Saúde é algo caro e difícil em qualquer lugar do mundo. Por isso, é necessário que Governo e municípios se unam para fazer essa força, atendendo melhor a população".

"Com a construção dessas duas novas policlínicas, nós teremos um investimento de cerca de R$ 36 milhões, entre obras e equipamentos", afirmou o governador durante o ato.

Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, "esse modelo de consórcios, ao agregar municípios e, pela primeira vez na Bahia, a participação do Governo do Estado, cofinanciando parte dos custos, viabiliza essa pactuação".

11 municípios formam o consórcio com sede em Valença, Cairú, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães. O 12º município ainda confirmará participação.

0:18  |  


Gostou? Repasse...