Itabuna: notícia nacional negativa
Itabuna volta a aparecer negativamente no noticiário nacional. Matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo inclui a cidade entre aquelas onde os novos gestores estão usando a caneta para beneficiar os próprios parentes.
O município é citado porque, em sua primeira semana de governo, o prefeito Fernando Gomes preencheu um terço do secretariado com pessoas de sua própria família.
Os contemplados foram a esposa Sandra Neilma, nomeada para a Secretaria de Assistência Social; o filho Sérgio Gomes, escolhido para a Secretaria de Trânsito; e o sobrinho Dinailson Gomes, que é o novo secretário de Administração.
O jornal observa que o filho do prefeito foi nomeado para gerir o trânsito, mesmo sem ter qualquer experiência na área. Nesta terça, pressionado, o prefieto exonerou Sérgio Gomes, mas a esposa e o sobrinho continuam empregados.
Há um entendimento no Supremo Tribunal Federal de que tais nomeações não seriam ilegais, mas se questiona a prática do ponto de vista moral. A subseção local da OAB está discutindo o nepotismo em Itabuna.