Hospital da Mulher reconstroi mamas

No Hospital da Mulher, que será inaugurado na segunda-feira (9), no Largo de Roma, em Salvador, 10 leitos são dedicados à cirurgia. Entre os procedimentos previstos está a de retirada do câncer de mama.

Quem passar pela cirurgia, seja na unidade ou em outras instituições, terá a oportunidade de fazer a reconstrução da mama. Ela é um procedimento que tem a demanda reprimida, segundo Guilherme Queiroz.

O coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital da Mulher explica que a unidade vai realizar este processo da reconstituição tardia e também o de reconstituição imediata.

“Vamos fazer a retirada do câncer pela equipe de mastologia e, ao mesmo tempo, a equipe de cirurgia plástica faz a reconstituição. Com isso, as pacientes não se sentirão mutiladas”.

O coordenador lembra que “uma paciente sem mama, muitas vezes, não consegue se enxergar como uma mulher. Este hospital vem com este apelo, para a gente atender a esta quantidade grande de pacientes que já estão sem mama”.

Guilherme Queiroz ainda explica que o câncer é uma doença complexa e a autoestima da paciente é decisiva no tratamento. “Temos várias estratificações e estágios no caso do câncer de mama".

"Algumas mulheres precisam de rádio e quimioterapia, outras não. Certas mamas podem ser constituídas imediatamente e outras não. Mas a mulher sentir que tem a perspectiva real de ter a mama reconstituída causa uma força positiva".

0:07  |  


Gostou? Repasse...