Cultura grapiuna perde Ramon Vane

Neste domingo, 15, o sul da Bahia perdeu um de seus maiores expoentes na cultura. Ator, poeta e advogado, Ramon Vane faleceu no Hospital de Base de Itabuna, onde tinha sido internado depois de sofrer um AVC na quarta-feira.

O corpo está sendo velado no Plansef, em Buerarema, cidade que o revelou e que decretou luto oficial por três dias. Ramon Vane foi enterrado em sua Buerarema.

Ator de talento enorme, Ramon foi eleito o melhor coadjuvante no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, por sua participação no filme "O Homem Que Não Dormia", de Edgard Navarro.

O editor de A Região, no entanto, tem outra lembrança. "Nunca esqueci de quando Ramon leu seu poema para Itabuna na festa de premiação do Troféu Jupará 2000, na AABB de Itabuna".

"Pela primeira vez vi um público de mais de 800 pessoas completamente em silêncio. Ninguém se atrevia sequer a respirar, hipnotizados com o talento de Ramon declamando sua poesia, sozinho no palco. Foi impressionante".

O Troféu Jupará foi o maior evento da cultura sulbaiana durante 15 anos, o último em 2010. Além da participação em 2000, Ramon Vane foi escolhido pelo público como melhor ator em 1998 e 2006.

18:28  |  


Gostou? Repasse...