Caravana Segue Bem vem a Itabuna
Uma caravana que percorre mais de 100 cidades levando ações de promoção dos Direitos Humanos chega na segunda-feira (16) a Itabuna, com muitas atividades gratuitas.
Realizado em postos de combustível, o projeto Caravana Siga Bem tem o propósito de levar saúde, lazer, educação e cultura a moradores sem acesso a esses serviços no dia a dia, como caminhoneiros e comunidades afastadas.
A ação acontece na segunda e terça na BR-415, Km 36, em frente ao Distrito Industrial de Itabuna, das 10h às 18h, com atendimento de saúde, corte de cabelo, massagem, teatro e shows musicais.
Os motoristas terão palestras sobre temas importantes no cotidiano das estradas, como violência no trânsito, exploração sexual de crianças e adolescentes e uso de entorpecentes.
O projeto também conversará sobre violência doméstica e a Lei Maria da Penha. Ao invés de artistas profissionais, a peça é encenada por caminhoneiros que sobem ao palco para dialogar, por meio da arte, com seus colegas de estrada.
O projeto surgiu por causa de algumas estatísticas. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 55% dos motoristas não têm o hábito de passar por exames de saúde e 24% usam ou já usaram entorpecentes e remédios.
58% se medicam para hipertensão e 60% não praticam exercícios físicos.
A Caravana Siga Bem tem, em todas as cidades visitadas, a apresentação da peça teatral "Ó Xente! E os Direitos da Gente?” que aborda de forma lúdica e divertida os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Para os motoristas profissionais, a Caravana Siga Bem promove mais uma edição do concurso Caminhoneiro do Ano, para habilitados nas categorias C, D e E, que premiará o melhor com um caminhão okm de R$ 350 mil.