Zika pode ser causador de glaucoma
O zika vírus pode estar relacionado com o surgimento de glaucoma congênito em bebês. Essa descoberta foi registrada pelo oftalmologista e pesquisador Bruno de Paula Freitas, que atua em Ilhéus desde 2012.
O estudo, que descreve um caso inédito de glaucoma congênito decorrente do zika, foi publicado em uma revista científica internacional. O glaucoma congênito é uma doença rara e grave, que pode levar à cegueira.
Segundo o médico, esta é a primeira vez em que é descrito na literatura científica a presença de glaucoma congênito em um bebê com comprovada infecção pelo zika vírus.
Para chegar à conclusão, Bruno contou com a parceria de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, da universidade americana de Yale e dos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto Evandro Chagas.
O bebê, que desenvolveu glaucoma a partir do zika vírus, também apresentou microcefalia, doença que já foi associada ao vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e chikungunya.