Show grátis marca o Dia do Samba
A Secretaria de Cultura de Ilhéus promove nesta quarta-feira, 21, a partir das 17h, na Praça Castro Alves, centro, um show em homenagem aos 100 anos do samba, comemorado em 2 de dezembro.
A apresentação, que se repetiu nos últimos dois anos para lembrar a data, fica por conta de grupos locais, como Samba Light, Samba de treita, Tudo a ver, entre outros.
O projeto tem como objetivo manter viva a tradição do samba no município e estimular os grupos de sambistas, além de dar opção de lazer para os ilheenses e turistas.
O secretário Paulo Atto afirma que Ilhéus sempre teve uma tradição de samba e cita como exemplo agremiações como a Verde e Branco do Malhado, a Vermelho e Branco do Outeiro, a Vila Isabel da Conquista.
Atto destaca a importância da influência africana no samba brasileiro. “Os terreiros de candomblé, até os dias de hoje, mantêm a tradição do samba de roda e ainda existem clubes de samba na cidade”.
O Dia Nacional do Samba foi instituído pela Câmara de Salvador, em 1940, como homenagem ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara Aquarela do Brasil, a música mais conhecida e regravada fora do Brasil.