Prefeito vetou aumento de salários
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, vetou o reajuste salarial dos agentes políticos que passaria a valer em 2017, aprovado pelos vereadores na surdina antes do Natal.
O reajuste, constante no projeto de lei número 049/2016, que chagava a 27%, foi aprovado pela Câmara de Vereadores e elevaria os vencimentos do prefeito, vice, secretários e dos próprios vereadores.
Segundo Ribeiro, a decisão do veto foi tomada após conversa com o prefeito eleito, Mário Alexandre Sousa, na tarde de quinta-feira, 29. Caso não houvesse veto, os secretários passariam de R$ 10.024 para R$ 12.800.
A decisão do prefeito considerou vários aspectos, entre eles, a falta de interesse público, “diante do cenário econômico em que vive a administração”.
Ribeiro lembrou que o reajuste acarretaria no aumento do gasto com pessoal que, “apesar dos esforços para reduzi-lo nos últimos anos, tendo caído de 73% para 57%, ainda não atingiu o patamar aceitável pelo Tribunal de Contas”.
Jabes comentou que ao longo dos quatros anos não teve condições de autorizar nenhum reajuste salarial para o servidores e que essa decisão, agora, seria incompreensível.