Ilhéus já faz tratamento de aneurisma
A Intercor Bahia (Hemodinâmica) realizou no Hospital São José, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, um tratamento inédito de embolização de aneurisma cerebral.
A intervenção ocorreu no dia 22 de novembro, feita pelo médico neurocirurgião Francisco de Lucca, de Belo Horizonte, Minas Gerais, acompanhado de uma equipe médica especializada de Ilhéus.
O procedimento invasivo de alta complexidade durou cerca de 1h30, e foi feito com a introdução de um cateter na artéria, chegando até o aneurisma no cérebro.
Segundo Francisco, a intervenção foi realizada com grande sucesso, “Foi um procedimento tecnicamente difícil, o aneurisma estava em uma difícil localização, mas foi tranquilo, já que tínhamos uma estrutura adequada".
"Também tínhamos um aparelho de hemodinâmica, materiais de embolização de excelente qualidade e uma equipe médica com treinamento adequado”.
Edgar Teixeira Falcão, neurologista, que diagnosticou o aneurisma e acompanha a recuperação, informa que a paciente ficou sem sequelas, já que o atendimento foi feito de forma rápida e a intervenção realizada com sucesso.
“Senti um estouro muito forte na cabeça, pensei que morreria naquele momento, mas graças a Deus e aos médicos já estou de pé, posso andar, movimentar os braços e as pernas,” diz a paciente Ducinete Rodrigues, 49 anos.
O setor de hemodinâmica do hospital São José completa um ano neste mês e realiza procedimentos de diagnósticos, reconhecendo a doença cardiovascular e tratando as anomalias por meio de cateteres, balões e stents.