Empresários estão mais confiantes
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo, apresentou em novembro um quadro de menor pessimismo comparado com o mês anterior.
O indicador apontou o oitavo avanço seguido da confiança. O ICEB marcou -165 pontos, melhora de 24 pontos em relação a outubro (-189 pontos). Trata-se do menor nível de pessimismo desde abril de 2014.
Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou a frequentar a zona de Pessimismo Moderado – completando três meses seguidos nessa região.
A elevação do nível de confiança, captada na passagem de outubro a novembro, decorreu do avanço nos indicadores de três dos quatro grupos de atividade.
Agropecuária foi de -198 para -163 pontos, a Indústria de -220 para -112 pontos e o Comércio de -278 para -150. O setor de Serviços, que passou de -157 para -188 pontos, foi o único que apresentou aumento do pessimismo.
O crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram os itens com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, inflação, juros e vendas apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.