Canavieiras combate o mosquito
A equipe de agentes de combate a endemias de Canavieiras fez na quarta-feira um mutirão de limpeza no bairro da Birindiba, para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Segundo o supervisor Paulo Cattai, a ação ocorreu após uma reunião de técnicos da Saúde. “Ficou decidido que o Birindiba, por ser o que possui o maior índice de infestação, seria o primeiro a receber o mutirão".
"São cerca de 920 imóveis, dos quais visitamos pelo menos 80%”. Paulo diz que no bairro da Birindiba os dados referentes ao quinto ciclo foram alarmantes.
“Os índices de Breteau (IB) e de Infestação Predial (IIP) foram de 8,5% e 9,5%, considerado de alto risco de epidemia. O IIP é a quantidade de imóveis onde se encontram as larvas do mosquito".
"Já o índice de Breteau é a quantidade de depósitos onde se encontram as larvas”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 1% e 3,9% há uma situação de alerta e superior a 4%, risco de surto.
Nessa época o cuidado é redobrado. “Pesquisas já demonstraram que as epidemias serão ainda maiores neste veráo, em relação à última temporada. A preocupação maior é com a chikungunya".