PF prende bando do seguro desemprego
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta, na Bahia uma operação para desarticular organização criminosa especializada em fraude para obtenção de seguro-desemprego e benefícios previdenciários.
A Operação Melaço, realizada em conjunto com o Ministério Público Federal e a Polícia Militar, realizou diligências em municípios do sul, baixo-sul e extremo-sul do estado.
A operação cumpriu 13 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão em Ibirataia, Valença, Prado, Porto Seguro, Itamaraju e Santa Cruz Cabrália.
De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha contava com técnicos em contabilidade, aliciadores e atendentes do Sine – Sistema Nacional de Emprego –. Os fraudadores atuavam de forma coordenada há mais de 10 anos.
Segundo a polícia, a quadrilha recrutava pessoas dispostas a ceder seus documentos e simulava contratos de trabalho com empresas inativas ou constituídas em nome de “laranjas”.
Na sequência, eram forjadas as rescisões e requeridos o seguro-desemprego e benefícios previdenciários. Esse golpe deu um prejuízo de aproximadamente R$ 18 milhões à Previdência.