Mutirão já fez mais de 2 mil cirurgias

Desde o início das atividades, em setembro, 2.107 pacientes com idade entre 14 e 65 anos foram operados pelo Mutirão de Cirurgias promovido pelo Governo do Estado.

A iniciativa já beneficiou habitantes de 100 municípios baianos das regiões de Ipiaú, Jaguaquara, Jequié, Valença, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Camaçari, em menos de dois meses.

Procedimentos cirúrgicos de vesícula, hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica), útero e mioma são ofertados à população com o objetivo de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa é que, em um ano, 13 mil baianos sejam atendidos gratuitamente por mais de 50 cirurgiões do Mutirão, segundo a coordenadora do projeto, Paloma Protásio.

Os atendimentos vêm sendo feitos em ritmo crescente, para reduzir a fila de espera pelos procedimentos médicos. “Estamos com uma expectativa muito positiva. A lista é grande, mas a gente tem conseguido superar a expectativa".

"A gente está ultrapassando o que está na lista única, em relação aos dias de oferta do serviço em cada município. Quem está sendo direcionado para o mutirão está tendo o problema resolvido”, destacou Protásio.

Contando com a realização de exames pré-operatórios e consultas com cirurgiões, a ação, inédita no país, já alcançou a marca de 4 mil atendimentos em dois meses de serviço.

0:07  |  


Gostou? Repasse...