Ilhéus já tem água, mas a qualidade...
Um ano após a seca que atingiu o sul da Bahia, a barragem do Iguape, em Ilhéus, já apresenta seu nível normal. De acordo com a Embasa, o problema da barragem agora é outro: não a falta de água, mas a qualidade dela.
Técnicos da Embasa explicam que, com as chuvas, os resíduos que se acumularam nas encostas durante a seca foram arrastados pela água.
Isso complicou o tratamento e obrigou a empresa a estabelecer um rodízio de abastecimento em Ilhéus. Em função desse problema, o fornecimento de água ainda não voltou ao normal em alguns bairros da cidade.
Segundo os técnicos, o excesso de matéria orgânica na água da barragem obriga a diminuir a vazão na estação de tratamento. Mas a expectativa é de que o abastecimento comece a ser normalizado na próxima semana.