Fotógrafa baiana fotografa o nu natural

A fotógrafa Brenda Matos, de Itabuna, tem 23 anos mas já cansou de certos esteriótipos, "de como o corpo da mulher é hipersexualizado e objetificado", por isso criou o Projeto EUNUA.

Ela vai levar o projeto, que já passou por São Paulo, para Salvador, de 5 a 13 de novembro. Brenda conta que nas conversas com outras mulheres percebeu que a maioria não se sente bem com o próprio corpo.

Elas sempre acham que ele não se encaixa nos padrões impostos pela mídia e pela sociedade. “Eu acredito que todas as mulheres sofrem com coisas parecidas inerentes ao fato de ser mulher".

"Todas sofremos com os padrões de beleza e culturas de gênero, todas sofremos assédios e todas sofremos por tentar nos enquadrar nessa sociedade cruel que nos força a ser o que não somos”.

As fotos dos corpos, naturais e bonitos em sua essência, são acompanhadas pelos depoimentos das mulheres que posaram para Brenda. "Isso ajuda a mudar a forma como as mulheres se enxergam".

Um das fotografadas conta que nunca se enxergou gorda ou feia, "mas os comentários que as pessoas faziam sobre mim me fizeram acreditar nisso por muito tempo”.

Brenda lembra que "algumas sofrem racismo, outras sofrem bullying, algumas sofrem gordofobia, outras sofrem lesbofobia. Ler os depoimentos nos faz entender como o sistema é cruel com todas nós".

Logo depois de iniciado, o projeto já atingia 12 mil pessoas pelo Facebook, que gerou muitos pedidos de mulheres que querem participar do projeto. Brenda pensa em montar uma exposição em sua Itabuna natal.

Depois vai levar o projeto para outros estados.

0:34  |  


Gostou? Repasse...