Entidade faz alerta de câncer infantil

Divulgar os sinais e sintomas, e alertar para o diagnóstico precoce são os principais objetivos do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, 23 de novembro.

A data será lembrada em todo o Brasil, através de várias ações de 49 instituições que fazem parte da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, CONIACC.

Serão realizadas ações preventivas e educativas que visam informar a população sobre os principais sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, promover debates e eventos sobre as políticas do setor.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, INCA, no Brasil o câncer é a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, em todas as regiões.

Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano, em 2016 e em 2017. Mas houve, nas últimas décadas, progresso no tratamento.

Hoje, em torno de 70% dos jovens acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

0:13  |  


Gostou? Repasse...