Vereadores querem segurança nos bancos

Os vereadores Jairo Araújo (PCdoB) e Joilson Rosa (SD) propuseram um projeto de lei (PL 26/2016) obrigando agências bancárias e instituições financeiras de Itabuna a instalar dispositivos adicionais de segurança.

A proposta amplia a abrangência da Lei municipal 1.790/99, que trata apenas do tempo de espera para atendimento. O projeto da dupla ainda será discutido nas comissões da Câmara.

Conforme o PL 26/2016, além dos equipamentos atuais, as instituições serão obrigadas a adotar, entre outras medidas, videomonitoramento (inclusive da parte externa do prédio e estacionamento).

Também terão que instalar lâminas de segurança nos vidros das fachadas e cabine blindada de proteção para uso dos vigilantes. As medidas protegem os vigias, mas deixam os usuários à mercê dos bandidos.

O PL 26/2016 também veda o uso de algumas coisas dentro das agências. Se for aprovado, os clientes serão proibidos de usar celulares, capacetes, chapéus, bonés e toucas que impeçam a identificação do cliente.

A proibição dos celulares deve irritar os clientes dos bancos, que muitas vezes precisam recorrer ao aparelho para tirar dúvidas, avisar as empresas ou simplesmente passar o tempo enquanto esperam mais de uma hora nas filas.

No texto da lei, Araújo e Rosa ainda defendem que os bancos disponibilizem, pelo menos, um bebedouro de água e um banheiro para uso da clientela.

0:17  |  


Gostou? Repasse...