SSP tem simulador para ajudar em eventos

Em grandes eventos como o Carnaval de Salvador, manifestações, desastres naturais, a polícia baiana passa a contar com a ajuda de um simulador que faz parte do Sistema de Gestão de Informação e Inteligência.

O programa, instalado no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, é alimentado com informações sobre o fato e traça um diagnóstico do que deve ser feito de imediato.

A Segurança Pública da Bahia é a primeira do Brasil a utilizar este tipo de ferramenta. A localização geográfica, efetivo disponível e armamento, entre outras informações, são inseridos no banco de dados do sistema.

O programa aponta qual deve ser o isolamento do local, as rotas de entrada e saída, policiais necessários, quais ferramentas auxiliarão no local da ocorrência, se é imprescindível o deslocamento de ambulâncias etc.

Inicialmente formatado para grandes eventos, o simulador, a pedido do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, passou por 20 adaptações para ser utilizado no dia a dia das polícias.

O sistema é alimentado com informações das forças de segurança federais, estaduais e municipais que já atuam juntas em grandes eventos.

0:17  |  


Gostou? Repasse...