Queda na arrecadação vai impactar Ilhéus
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, afirmou que Municípios e Estados passam por dificuldades financeiras devido à crise nacional e à queda de arrecadação geral.
De acordo com Ribeiro, Ilhéus sofre com as crises nacional e regional, que afetam o recolhimento de IPI e ICMS, afetando a transferência de receita para os municípios.
Jabes avalia que Ilhéus vive uma situação atípica, sofre reflexos da crise do cacau e da sua cadeia produtiva, que impactou no ICMS e, a partir de 2015, o município começou a perder renda do Fundo de Participação dos Municípios.
“Sofremos um impacto negativo muito forte em nossa economia. Ilhéus já foi o terceiro ICMS da Bahia, hoje é o vigésimo primeiro”, declarou.
Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o prefeito enfatizou que está adotando medidas para o seu cumprimento e ressaltou a importância da reforma tributária municipal.
“Se não fizéssemos a reforma, nem os salários dos servidores seriam pagos. Existe um aumento natural da folha. Em 2015, perdemos R$ 5 milhões. Em 2016, perdemos até agosto 15 milhões, vamos perder mais R$ 7,6 milhões".