Marinha simula ataque ao Porto de Aratu
De 25 a 28 de outubro, a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), realizará um exercício no Porto de Aratu, em Candeias.
O exercício, denominado Operação DEPORTEX LE/16, consiste em uma simulação de conflito entre países fictícios, com o propósito de treinar as tropas da MB em ações de defesa de porto.
A Operação mobilizará cerca de 300 militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, da Força de Minagem e Varredura, da Estação Rádio da Marinha em Salvador.
Ainda participarão forças da Base Naval de Aratu, do Hospital Naval de Salvador e da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). No mar, um Navio Varredor, um Navio-Patrulha, um Rebocador de Alto-Mar e duas embarcações da CPBA.
Durante o exercício, haverá a presença de tropas de Fuzileiros Navais, sem prejuízo das atividades portuárias, e será feito o controle do tráfego marítimo no interior da área adjacente ao porto, pelos navios e lanchas da Marinha.
Os militares farão o controle de acesso ao porto e os navios e lanchas inspecionarão as embarcações que trafegarem nas proximidades, enquanto outro grupo simulará tentativas de invasão às instalações.