Ilhéus perdeu R$ 15 milhões em repasses
No período de janeiro a agosto de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado, a Prefeitura de Ilhéus acumula uma perda de receitas transferidas da ordem de R$ 15.339.041, ou 8,35%.
Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, o valor é uma redução significativa no orçamento, decorrente das frequentes quedas no repasse de tributos como o Fundo de Participação dos Municípios e o ICMS.
“Infelizmente, o nosso País vive uma séria crise, com a desaceleração da economia, aumento do desemprego, além da problemática política. Isso repercute no poder local e gera imensas dificuldades para as gestões municipais".
De acordo com o secretário Raimundo Ferreira, além das frequentes quedas no repasse, essa perda é acentuada pela inflação acumulada de setembro de 2015 a agosto deste ano.
Ferreira informa que, entre as receitas transferidas, as mais afetadas foram os recursos do SUS, com perda de 13,22%, Fundeb com 11,35%, FPM com diminuição de 6,33% e ICMS com 2,93%.
O titular da Sefaz de Ilhéus lembra que essa situação é o reflexo da atual crise econômica. “Por isso, com menos recursos em caixa, vivenciamos o encolhimento de receitas importantes”.