Fotos na hora do voto dão multa pesada
Quem não quiser ter problema com a justiça eleitoral deve observar as regras para o dia das eleições. É proibido levar celular ou máquina fotográfica para fazer "selfies."
O Tribunal Superior Eleitoral proíbe o uso desses aparelhos na cabine de votação. O alerta vale, principalmente, para aquelas pessoas que gostam de registrar seus momentos através de fotos.
Os que insistirem na prática e entrarem portando algum equipamento capaz de registrar o próprio voto serão advertidos a não usá-lo pelos mesários.
O TSE destaca que o mesário terá autonomia para reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando. Quem for flagrado fazendo foto será autuado e pagará uma multa que vai de R$ 5 mil a R$ 15 mil.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia, as pessoas que publicarem fotos do momento da votação em redes sociais também poderão ser autuadas em caso de denúncia. A multa vem depois.
Para a votação, é necessário apenas apresentar um documento de identidade com foto e o título ou o número do título de eleitor, que pode ser consultado no site tre-ba.jus.br.