Educação para jovens inicia nova turma

Capacitar jovens de 17 a 21 anos a fim de torna-los preparados para ingressar no mercado de trabalho. Este é objetivo do Programa Ford de Educação que, nesta sexta-feira (30), iniciou nova turma com mais 100 jovens em Camaçari.

Inspirado no Educar para Transformar, do Governo do Estado, o programa executado pela multinacional já capacitou outros 100 jovens, todos estudantes ou oriundos da rede pública de ensino.

Na aula inaugural, realizada no Sesi Camaçari, os jovens puderam conhecer um pouco mais sobre a montadora e ainda as possibilidades de ingressar na empresa.

De acordo com o engenheiro chefe da Ford, Milton Lubraico, cerca de um quarto dos jovens da primeira turma tiveram a oportunidade de ingressar na empresa por meio do programa de jovens aprendizes.

“Na última edição, 26 pessoas entraram na companhia após terem passado pelo programa Ford de Educação e estão crescendo e se desenvolvendo. Acreditamos que existem talentos que precisam ser capacitados, preparados”.

Entre os critérios de seleção está o bom desempenho escolar, especialmente em disciplinas como português e matemática. Islane Bitencourt, 18 anos, é estudante do 3º ano do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas.

A jovem está disposta a manter a dedicação para se destacar e conseguir uma boa colocação. “A concorrência é grande. Então é preciso saber aproveitar o momento, não desperdiçar a chance, aproveitando tudo”.

Para reforçar a saúde bucal, os participantes também recebem atendimento no Odondomóvel, além de lanche e transporte. Dividida em três fases, a primeira parte da capacitação inclui aulas de comunicação escrita.

Mais inglês básico, segurança e proteção da saúde no ambiente do trabalho, gerenciamento de tempo, ética e relacionamento interpessoal, entre outras.

Na segunda fase, são oferecidos cursos técnicos de auxiliar de eletricista, mecânico de automóveis, logística e administrativo. Por fim, os jovens selecionados se tornam candidatos do Programa Jovem Aprendiz da Ford.

0:43  |  


Gostou? Repasse...