Vane assina entrga da Emasa para Embasa
O governador Rui Costa assina nesta quarta, em Itabuna, protocolo de intenção para que o estado assuma os serviços de água e esgoto do município.
O protocolo será assinado com a Prefeitura de Itabuna, da Câmara de Vereadores e os ministérios públicos Estadual e Federal. O documento é o último passo para que a proposta seja encaminhada e votada pelos vereadores.
Durante encontros na semana passada e na seguinda-feira, dirigentes da Embasa apresentaram ao prefeito Vane as condições para assumir o abastecimento de água.
A empresa estadual se comprometeu a absorver metade dos 300 funcionários concursados e toda a dívida, exceto a previdenciária. A Embasa também repassará 3% de sua arrecadação para que o município quite esta dívida.
Após a assinatura da proposta por Vane, Rui Costa, e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, o documento será enviado para a Câmara. A Embasa assumirá o serviço de água e de esgoto se os vereadores aprovarem.
A transferência dos serviços era negociada há 3 anos. A empresa estadual cobrava, do município, o pagamento pelo uso de equipamentos emprestados à Emasa quando o serviço foi municipalizado, no final da década de 80.
A mudança ganhou força no início deste ano, quando a falta de água agravou a crise financeira da Emasa. A empresa não teve dinheiro para pagar fornecedores nem fazer investimentos para atenuar a crise hídrica.
Segundo o prefeito Vane, somente com a Coelba a dívida alcança R$ 16 milhões. Já em 2013 a dívida total da empresa, de acordo com o prefeito, superava R$ 86 milhões, sendo 70% correspondente a encargos previdenciários.