TRE barra candidato a prefeito de Ilhéus
A Justiça Eleitoral indeferiu até agora o registro de 19 candidaturas a vereador em Ilhéus, por estar enquadrados na lei da inelegibilidade. Os motivos apontados pela justiça são muitos.
Alguns candidatos não preenchem os requisitos exigidos pelo Tribunal Regional Eleitoral, a exemplo de documentação inexata ou falta de filiação partidária.
Dos 19 candidatos indeferidos, 5 são mulheres. Os partidos políticos não ficaram satisfeitos com a decisão judicial pela necessidade de ter a quantidade mínima de candidatos por sexo, que é de 30%.
Ainda em Ilhéus, a Justiça Eleitoral também impugnou o registro do candidato a prefeito Augusto Junior. O pedido foi feito pelo Ministério Público Eleitoral com base da lei da Ficha Suja.
Em julho, alguns blogs regionais chegaram a divulgar que o candidato se tornaria inelegível por conta dessa lei. Ele tinha sido expulso da Policia Militar e por isso não poderia ocupar cargo público por 5 anos.
Também foi impedido de retornar ao serviço público e ficou inelegível por 8 anos, como prevê a Lei da Ficha Limpa.
O candidato havia sido anistiado e, mesmo assim, foi expulso da corporação devido à participação dele na greve da PM em 2012, ano em que se candidatou a vereador de Ilhéus. Cabe recurso.