Seca atinge mais de 25 milhões no Brasil
A seca no Brasil já afeta a vida de 25 milhões de pessoas em 12 estados e no Distrito Federal. O dado é de um levantamento feito pelo jornal Estado de S. Paulo em órgãos federais e estaduais.
A pesquisa também aponta que 975 municípios brasileiros, incluindo capitais como Fortaleza e Rio Branco, chegaram neste mês em situação crítica ou de emergência por causa da estiagem.
Dados da Agência Nacional de Águas, que monitora 511 açudes do Nordeste, mostram que o nível dos reservatórios que abastecem a região é de apenas 19%.
No Ceará, mais da metade dos 151 reservatórios já secou ou tem menos de 10% da capacidade, como o açude Castanhão, principal fonte de abastecimento de Fortaleza.
A situação é ainda mais crítica no semiárido do Nordeste, onde a estiagem perdura pelo quinto ano consecutivo. Mais de 700 cidades da região estão em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.
No Rio Grande do Norte e na Paraíba, a escassez de água atinge mais de 75% dos municípios. De Brasília, Luana Patriolino