Professor português visita campi da UFSB

Entre 25 e 30 de setembro, a UFSB receberá, nos campi e Complexos Integrados de Educação (CIE) de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, a visita de José Pacheco, professor de Portugal.

Ele é reconhecido em todo o mundo pelo trabalho na Escola da Ponte, em Portugal. Especialista em leitura e escrita, José Pacheco é mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto.

Ele idealizou e coordenou, desde 1976 até sua aposentadoria, a Escola da Ponte, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.

No Brasil, colabora com projetos que seguem seus conceitos. É autor de livros e artigos, definindo-se como "um louco com noções de prática".

Para ele, para transformar a educação, os brasileiros devem valorizar a leitura de seus pensadores, como o pedagogo Lauro de Oliveira Lima. “O currículo escolar tem que ser construído junto com a comunidade".

"Aula é coisa dos séculos 18, 19. A escola no modelo atual produz desigualdade, encontramos milhões de analfabetos funcionais no Brasil, o que é uma vergonha, mas é o que esse modelo de educação produz”, diz Pacheco.

Pacheco fez reuniões com o Reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho, em Brasília e aceitou o convite para conhecer a UFSB. Durante a visita, conversará sobre o projeto da UFSB.

Ele fará uma aula inaugural nos três campi. No dia 26, visitará o campus e o CIE de Itabuna. Dia 27 e 28, fará a visita ao campus de Porto Seguro. No dia 29, visita o campus de Teixeira de Freitas.

13:50  |  


Gostou? Repasse...