Professor brasileiro recebe muito menos

A situação salarial do professor brasileiro em comparação com os países desenvolvidos está muito aquém do ideal.

Segundo pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, o docente ganha em média, no Brasil, 39% menos do que as outras nações pagam a seus educadores.

De acordo com a pesquisa, o salário que um professor brasileiro recebe nos primeiros anos seria o equivalente a US$ 12,2 mil por ano, considerando o piso salarial nacional de 2014. Já em outros países essa média é US$ 31 mil.

A análise revela que no Brasil há mais alunos para cada professor nas salas de aula, na comparação com os demais países. Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, a média brasileira é de 21 alunos por professor.

Nos outros países da OCDE são 15 alunos por docente. É também no Brasil onde há o maior percentual de jovens entre 20 e 24 anos que não estão estudando, 74%.

A realidade brasileira quanto ao ensino superior, também mencionada pela pesquisa, está abaixo da média na proporção de pessoas com diploma. Na faixa etária entre 25 e 34 anos, 16% da população tem ensino superior completo.

Este é um índice semelhante ao de países como África do Sul e Indonésia. De Brasília, Jéssica Vasconcelos.

19:39  |  


Gostou? Repasse...