Mutirão fez 600 cirurgias de catarata

Cerca de 600 pessoas foram contempladas, em agosto e setembro, com as cirurgias oculares realizadas durante o Mutirão Municipal de Cirurgias de Catarata, promovido pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus.

As últimas intervenções cirúrgicas foram realizadas na terça e quarta. O programa tem como objetivo prevenir e controlar a cegueira e outras patologias, a exemplo de glaucoma, retinopatia e oclusões arteriais.

Nos dias 19 e 20, as cirurgias foram realizadas no Centro de Olhos Especializados (Cenoe); no Hospital de Olhos; e na Clínica de Olhos Eusínio Lavigne (Elclin). Em agosto, 300 pessoas foram submetidas ao procedimento cirúrgico.

Nste mês, outros 300 pacientes tiveram a chance de voltar a enxergar melhor. Muitos deles alegam que não conseguiram arcar com as despesas financeiras das cirurgias em clínicas particulares.

O secretário de Saúde, Antônio Ocké, lembrou que o público alvo nesta ação são pessoas com idade a partir de 60 anos e acuidade visual inferior a 0.4. “O desejo é que os pacientes com catarata possam ver o mundo com outros olhos".

0:20  |  


Gostou? Repasse...