Motoristas insistem em falar no celular
A multa para quem for pego falando ao celular enquanto dirige é considerada gravíssima e custa R$ 293 ao infrator. Mas parece que nem todos os motoristas se preocupam com isso.
Pesquisa feita por uma concessionária ouviu mais de 1.300 pessoas e mais da metade dos entrevistados usa o celular nas estradas brasileiras. Quase 70% dos entrevistados também consideram o trânsito perigoso.
Mesmo assim, 88% acham que não são imprudentes. Na Rodovia Jorge Amado, entre Itabuna e Ilhéus, ou entre Itabuna e Ibicarai, é possível discordar de muitos motoristas que se dizem “inocentes” no transito.
Quando não estão falando ao celular enquanto dirigem, fazem ultrapassagem em locais proibidos ou dirigem acima da velocidade permitida, colocando a vida deles e de outros em risco.
No caso do uso de celular ao volante, especialistas dizem que bastam apenas 5 segundos, em uma velocidade baixa, de 60 km/h, para o motorista percorrer 83 metros às cegas.
A conclusão da pesquisa revela que é preciso um trabalho de conscientização do motorista para mudar o comportamento e evitar muitos dos acidentes que ocorrem nas estradas brasileiras.